Magazine Cultura

E' uscita l'edizione brasiliana del libro su Stalin

Creato il 21 dicembre 2010 da Domenicolosurdo
E' uscita l'edizione brasiliana del libro su StalinE' da poco uscita dalla casa editrice Revan l’edizione brasiliana del libro su Stalin ed è in corso la pubblicazione spagnola. Ripubblichiamo per l'occasione la recensione di Miguel Urbano [SGA].
DOMENICO LOSURDO: STALIN. HISTORIA CRITICA DE UMA LENDA NEGRA, REVAN
Houve um tempo em que estadistas ilustres ¿ como Churchill e De Gasperi ¿ e intelectuais de primeiro plano, como Croce, Arendt, Bobbio, Thomas Mann, Kojève, Laski ¿ olharam com respeito, simpatia e até com admiração para Stalin e para o país liderado por ele. Com o início da Guerra Fria, primeiro, e depois, sobretudo, com o Relatório Kruschiov, Stalin virou um ¿monstro¿, talvez comparável apenas a Hitler. Daria prova de falta de visão quem quisesse identificar nessa virada o momento da revelação definitiva e última da identidade do líder soviético, deixando de lado com desenvoltura os conflitos e os interesses nas origens da virada. O contraste radical entre as diversas imagens de Stalin deveria levar o historiador não mais a absolutizar uma dessas imagens, mas a problematizar todas. Neste volume ¿ ensaio histórico, historiográfico e filosófico ao mesmo tempo ¿, Domenico Losurdo faz precisamente isso, ao analisar as tragédias do século XX, fazendo comparações em todo setor e desconstruindo e contextualizando muitas das acusações feitas a Stalin, o que não deixará de suscitar vivas polêmicas.
Stalin, História e crítica de uma lenda negra - Um livro de Domenico Losurdo di Miguel Urbano Rodrigues, da http://www.odiario.info/

Potrebbero interessarti anche :

Ritornare alla prima pagina di Logo Paperblog

Possono interessarti anche questi articoli :