Magazine Scienze
Antonio Bruno *
--------------------------
Nos últimos anos, em Itália e em geral em todos os países ocidentais, tem havido uma profunda mudança na relação entre produção e consumo de alimentos. As dimensões estruturais e do potencial qualitativo da agricultura orgânica no Lecce Salento são, por muitos anos, um fenômeno de absoluta importância a nível nacional. Neste trabalho, algumas observações sobre a biologia de contribuir para a clareza e consciência de tudo o que tem de refletir sobre o nascimento de um Lecce, em via Foscarini número 16 de "Campagna Amica Place," o mercado dos agricultores primeiro eo primeiro exemplo de venda direta realizada em Salento Lecce.
--------------------------
Se olharmos para o mercado que você vai ver que eles vendem produtos de ótima obtida pelo cultivo de uma forma natural, mas há pouca folha com 12 estrelas, que é o símbolo para os produtos orgânicos. Por quê? Mas a burocracia, na realidade, o procedimento a ser seguido para obter a certificação de produtos orgânicos é muito complexo.
Em um artigo publicado pelo semanário Expresso mostra a conclusão de um estudo do American Journal of Clinical Nutrition afirma que a falta de dados para dizer que existe uma relação entre os alimentos orgânicos e saúde. Flavio pesquisador all'Inran Paoletti que o Instituto Nacional de Pesquisa sobre Alimentação e Nutrição é difícil fazer comparações entre produtos orgânicos e produtos que usam produtos químicos sintéticos, porque há poucos estudos disponíveis.
Há uma forte demanda por produtos agrícolas não são contaminados por pesticidas e produzidos sem o uso de fertilizantes químicos. Quero dizer que há mais pessoas que querem comer a cultivar produtos agrícolas usando apenas substâncias naturais que o agricultor planta.
O agricultor deve certificar-se de usar substâncias naturais e, portanto, seu produto será vendido em um mercado que vale 3 milhões de euros em Itália, 13 na Europa e 37 no mundo!
Caro para produzir agricultor orgânico você acha? Algumas estimativas dizem que para a produção de azeite biológico, você deve gastar 20 a 30 por cento mais, mas pelo menos você poderia vender o seu produto o dobro conseguido através de substâncias químicas.
Mas não é certo que em todos os aspectos se dizer que deve haver produtos químicos? Você compraria uma salsicha sem produtos químicos, conservantes ou sem? Eu não! Não corra o risco de botulismo ou intoxicação alimentar provocada pela ingestão da toxina pré-formada graves presentes em alimento contaminado.
De acordo com Dario Bressanini autor de "pão e mentiras" não há nenhuma diferença intrínseca entre o natural eo sintético. Ele explica, dizendo que contém manjericão Metileeugenolo jovem que é um cancerígeno humano e os 21 agentes cancerígenos café agradável ou carcinogéneos suspeitados.
Ainda de acordo com Dario Bressanini pesquisa sobre a agricultura biológica no estado que não libera substâncias tóxicas para o ambiente e, portanto, tem o efeito de ter um ambiente mais saudável, há maior biodiversidade. O mesmo autor argumenta que, devido à produção de um campo de tomate com os padrões orgânicos é menor que o obtido por técnicas convencionais para atingir a mesma produção, precisamos de mais terra.
Mas sempre Dario Bressanini evidência científica mostra que o produto orgânico tem mais nutrientes e é mais saudável do que a obtida usando produtos químicos sintéticos.
Bem de acordo com o autor da folha com as doze estrelas é apenas uma ferramenta de marketing, mas tem o efeito de proteger nosso meio ambiente.
Dario Bressanini em seu relatório para Fórum XXII de plantas medicinais nos últimos dias, em Bari, ele queria falar sobre o assassino invisível, do monóxido de dihidrogênio ou MODH. Agora que é uma substância perigosa. É um solvente industrial, é encontrada nas células tumorais de pacientes terminais é o principal componente da chuva ácida, contribui para a erosão dos solos e paisagens naturais, penetra no aqüífero.
monóxido de dihidrogênio é usado na produção de energia nuclear na adulteração de alimentos (presunto vinho), contribui para o efeito estufa e causam milhares de mortes todos os anos!
Eu era capaz de difundir essa verdade deve nos tornar conscientes do perigo. Attiviamoci para nos proteger e aos nossos filhos.
A região de Puglia no Boletim Oficial da Região Puglia - Não 190, de 2009/11/26 tinha posto a concurso para apoiar a comercialização e venda de produtos biológicos e que estes dias foram publicadas as listas das pessoas admitidas. Espero que esta nota ajuda a chamar a atenção para o fundo de nós e que este aviso serve para dizer muito claramente que na região de Salento Lecce crescer organicamente, ou seja, a partir de substâncias naturais e não sintéticos, substâncias menos tóxicas são liberadas para o ambiente e então tem o efeito de ter um ambiente mais saudável e alcançar uma maior biodiversidade. Mas um azeite extra-virgem de oliva é nutritiva e saborosa, é nutritiva e saborosa do que a de produtos sintéticos utilizados: a única diferença não é pouca coisa que prejudica o meio ambiente! Nós compramos produtos biológicos está ajudando a preservar e proteger o nosso ambiente, que é de 99% da paisagem rural.
Neste contexto nasceu em Lecce, "Amica Campagna Place", no mercado os primeiros agricultores "eo primeiro exemplo de venda directa, realizada em Lecce, Salento.
"Campagna Amica Place" é Foscarini em número de 16 em Lecce (perto do Cinema Santa Lúcia), a partir de segunda-feira, 20 de dezembro (abertura às 18h30), você pode comprar todos os dias (segunda a sábado, 8-13 e de 16 a 20) dezenas de produtos da terra do Salento, Lecce, tudo em estrita Km 0.
Os preços são o dobro de bio preços normais, mas os preços dos produtos vendidos por meio de Foscarini, o número 16 será 30% menor do que aqueles fornecidos pelo serviço "SMS Defesa do Consumidor do Ministério da Agricultura.
Entendeu? Todos nós temos essas qualidades, o gosto, e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente "salvar", mas há pouca folha com 12 estrelas, que é o símbolo para os produtos orgânicos. Você será capaz de comprar, vinhos, produtos vegetais, vinagre, azeite, orgânico ou convencional, queijos, lacticínios, carnes frescas, salsichas, vegetais enlatados e alimentos industrializados, macarrão, pão e produtos de padaria, vegetais e mel. Tudo feito em Salento Lecce.
O diretor de vendas é responsável pela cooperativa "Agricultura de Nova Geração" de Marte a partir de Salento Lecce, membro da cooperativa de alimentos da Liga, enquanto outras empresas estarão presentes na loja: Gaia srl, Agricola Agostini, Murgina A Fazenda, Fazenda Padula Salice Salentino adega cooperativa. Estou realmente cheio de significado e sentido, as palavras do presidente do Coldiretti Lecce, Pantaleo Dot: "Tudo isso vai para a criação de todo um sector da agricultura e todos os italianos por 'Friendly Country Place' nós satisfazer as necessidades dos consumidores que tinham. solicitou insistentemente que o dia de abertura do mercado dos fazendeiros ', que ajuda as famílias a fazer as despesas do agregado da economia, ao mesmo tempo garantir a autenticidade e frescor do produto por meio de controladas e controladas.
Desta forma, o Salento levará a uma alimentação saudável e saborosa, ao mesmo tempo e pode efetivamente apoiar a economia local. "
Emilio também satisfeito Saracino, presidente da Nova Geração Cooperativa Agrícola: "Para as empresas locais de venda direta é uma grande oportunidade, porque isso significa voltar-se para um mercado local, onde a meta de produção, com certeza Ao mesmo tempo, podemos melhorar a nossa tipicidade, as leguminosas. óleos, a partir do molho de tomate, ajudando-os a redescobrir o Salento bom, sabores saudáveis do passado. "
Estaremos todos na cerimônia de inauguração na segunda-feira, 20 dezembro às 18h30, e haverá instituições, incluindo o Conselheiro Regional da Agricultura, Stephen Dario, o presidente da província, Gabellone Antonio, Vereador da agricultura da província Frank Pace, o prefeito de Lecce, Perrone Paolo, vereadores e Attilio Luigi Monosi Coclite, o Presidente da Câmara de Comércio, Alfredo Prete, em seguida, os representantes dos grupos de consumidores e, claro, todos os parceiros que apoiaram o projeto. Também durante a noite vai oferecer uma degustação de produtos típicos. Não assumir compromissos para segunda-feira!
* Engenheiro Agrônomo
Bibliografia
Tiziana Moriconi, o que comem - L'Espresso 2010/12/22
Dario Bressanini, ética e comunicação da verdade científica - Bari XXII Fórum de plantas medicinais
Boletim Oficial da Região Puglia - Não 190, de 2009/11/26, o apoio à comercialização e venda de produtos orgânicos - aviso para a selecção dos projectos
venda direta para os produtos "made in Salento '
http://www.iltaccoditalia.info/sito/index-a.asp?id=13561
Nascimento de mercado os primeiros agricultores "estável", Campagna Amica Place "http://www.frisella.it/index.php?option=com_content&view=article&id=6634:nasce-il-primo-farmers-market-stabile-punto-campagna- amigos & catid = 54: os eventos-de Salento & Itemid = 45
Possono interessarti anche questi articoli :
-
Prodotti proteici vegetali : ecco cosa sono. L’intervista a Nicola Picciallo di...
Con la maggiore condivisione di conoscenza, la maggiore attenzione alla salute, sta sempre più prendendo piena un’alimentazione ricca di vitamine, proteine e... Leggere il seguito
Da Defoodiebus
CUCINA, DOVE MANGIARE, RICETTE, RISTORANTI, SLOW FOOD -
A livelli record il consumo di suolo in Italia
L’Ispra (Istituto Superiore per la Protezione e la Ricerca Ambientale, in pratica è una sorta di Agenzia nazionale per l’ambiente) ha realizzato e messo online... Leggere il seguito
Da Valtercirillo
ECOLOGIA E AMBIENTE, SCIENZE -
Xylella fastidiosa su olivo: incontri divulgativi dell'ARSAC Calabria.
INCONTRI DIVULGATIVI SULLA PROBLEMATICA FITOSANITARIA DELLA Xylella fastidiosa (Complesso del disseccamento rapido dell’olivo). Leggere il seguito
Da Primolio
CUCINA, SLOW FOOD -
Premio Verga: a Cotronei premiata l'eccellenza del sud Italia.
Gli Oli vincitori al Premio Giulio Verga È stata una edizione da record quella del “Premio Giulio Verga” per la qualità dell’olio d’oliva. Leggere il seguito
Da Primolio
CUCINA, SLOW FOOD -
Diabete, olio di palma sul banco degli imputati
Non solo il consumo eccessivo di zuccheri, oltre variabili genetiche non meno rilevanti, possono causare la malattia del diabete: una recente scoperta... Leggere il seguito
Da Laricercascientifica
RICERCA, SCIENZE -
Il re introverso
Rappresentazione artistica del sistema di IGR J17544-2619. L’immagine è stata ideata e realizzata da Achille Nucita (Università del Salento e INFN sezione di... Leggere il seguito
Da Media Inaf
ASTRONOMIA, RICERCA, SCIENZE
I suoi ultimi articoli
-
Xylella quasi in diretta da Bari
-
Consorzi di Bonifica 22 marzo 2016
-
Olio lampante la mia proposta del 25 ottobre 2010
-
E se la quantità di fitofarmaci e diserbanti venduta dai grossisti della Provincia di Lecce fosse consegnata nella intera Regione Puglia e nell'intero Paese Italia?